segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sobre o texto "APRESENTAÇÃO"

Quero por meio deste post levantar alguns tópicos que avalio como fundamentais e acessórios, na produção de um texto de caráter apresentativo ou de abertura.


O texto "Apresentação" foi publicado na coletânea de obras literárias da Fundação Liberato, no ano de 2009, por ocasião da LIBERARTE, que é o concurso fixo de contos, crônicas e poemas da intituição, promovido anualmente.


Na edição 2009 do prêmio, além de receber a dádiva de poder ser o autor do termo de abertura do livro, também acompanhei o processo avaliativo e de seleção das obras vencedoras do concurso.


A partir de reflexões e percepções próprias, optei por iniciar o texto com uma citação. Embora o nome do blog seja MECANESCRITO, são diversos os aspectos que influenciam na produção textual de uma peça de qualidade, e isso não acontece de forma mecânica. Existem inúmeros ( eu disse INÚMEROS) sentimentos envolvidos em uma participação como essa que fiz, porque além de ter a função de instigar o leitor a consumir os textos, tem-se o papel de fazer com que a pessoa que vai ler esteja com a mente e o coração abertos para entender e captar a mensagem individual que cada escritor está passando. Aí entra a importância da citação.


Utilizei a citação como um recurso de partida para a elaboração do texto, trabalhando bem cada aspecto do trecho, de forma a emocionar o leitor e fazê-lo viajar pelo mundo da criatividade, abrindo espaço para a imaginação e a disposição para entrar de cabeça no universo criado por cada obra a seguir.


Também destaco o apêlo feito no final, para que os participantes da edição 2009 voltem a compôr versos, escrever contos e crônicas para a LIBERARTE 2010, incentivando, é claro, o desenvolvimento de novos talentos que, talvez, tenham gostado das obras e se identificado com alguma parte do livro e pensado: "-NOSSA!!! QUE LEGAL!!! ANO QUE VEM QUERO E POSSO ESTAR NO LIVRO TAMBÉM!!


Espero que vocês tenham gostado do texto APRESENTAÇÃO e das dicas.
Fika a dika!!!
Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário